Durante o Curso de Operador de Plataforma Elevatória, é importante frisar as manutenções das placas, sinais de aviso, controles e demais indicadores de operação e alertas de segurança.
Vamos iniciar com um exemplo bem simples. Acredito que a maioria das pessoas tem uma flanela no carro, para limpar vidros e realizar outros tipos de manutenção. O que você acha que aconteceria se nós cobríssemos o painel do carro com essa flanela e percorrêssemos um trajeto curto, tipo: do seu trabalho para sua casa ou vice-versa?
Acredito que não seria muito confortável, pois você perderia a noção de velocidade por não ter a referência do velocímetro, sem contar com os outros instrumentos do painel que indicam problemas mecânicos ou elétricos, entre outros.
É o que acontece quando descumprimos as norma vigentes, nacionais e internacionais, no que se refere a operação de plataformas elevatórias. Os itens que foram citados logo acima, são de observância obrigatória de acordo com a orientações de segurança do fabricante e pelas normas ANSI (Instituto Nacional americano de Padrões) e pela NR-18 anexo IV, e por isso devem ser vistos durante o Curso de Operador de Plataforma.
Clique aqui e confira as informações sobre o curso de Operador de Plataforma Elevatória e Operador de Empilhadeira.
Manual de Operação Segura
Veja a seguir o que falam as Normas da ANSI e NR 18, e o Manual de Operação Segura do fabricante sobre a atividade de operador de plataforma elevatória.
Manual do Fabricante
RESPONSABILIDADES DO UTILIZADOR, PREPARAÇÃO DA MÁQUINA E INSPEÇÃO
INSPEÇÃO DE PRÉ-ARRANQUE
a. Item Adesivos e Avisos
Verificar o estado de limpeza e legibilidade. Verificar se esta faltando algum autocolante/adesivo ou aviso de alerta e segurança.
Verificar se todos os autocolantes e avisos se encontram limpos e substituir os elementos danificados ou ausentes.
LEIA TAMBÉM: Por que devemos criar evidências da Inspeção Periódica dos Cintos Paraquedistas?
Normativas para o Operador de Plataforma Elevatória
Norma ANSI – Padrão A92.5 – 2006
Item 4.13 Instruções e marcas
As seguintes informações devem ser exibidas em todas as plataformas aéreas, em uma área claramente visível, e acessível e de forma durável:
- Avisos, precauções ou restrições para operação e manutenção segura de acordo com a ANSI Z535.1
- Código de cor de segurança , ANSI Z535.3
- Critérios para símbolos de segurança ANSI Z535.4
NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na indústria da construção
ANEXO IV – PLATAFORMAS DE TRABALHO AÉREO (ALTERADO PELA PORTARIA SIT N.º 40, DE 07/03/ 2008).
Requisitos Mínimos de Segurança
2.1 A PTA (Plataforma de Trabalho Aéreo) deve atender às especificações técnicas do fabricante quanto a aplicação, operação, manutenção e inspeções periódicas.
3.4 Antes do uso diário ou no início de cada turno devem ser realizados inspeção visual e teste funcional na PTA, verificando-se o perfeito ajuste e funcionamento dos seguintes itens:
- g) Placas, sinais de aviso e de controle;
- i) Demais itens especificados pelo fabricante.
3.11.1 Todas as situações de mau funcionamento e os problemas identificados devem ser corrigidos antes de se colocar o equipamento em funcionamento.
LEIA TAMBÉM: Resgate Técnico Industrial (RTI): normas e orientações
4 Manutenção
4.1 É responsabilidade do proprietário manter um programa de manutenção preventiva de acordo com as recomendações do fabricante e com o ambiente de uso do equipamento, contemplando, no mínimo:
a) Verificação de: placas, sinais de aviso e controles
Agora já sabemos todos os efeitos da ausência do adesivos de alerta, avisos, indicação de controles da máquina e do mau funcionamento do painel de indicações.
Ao realizar a inspeção pré arranque diária e preencher o cheque list de segurança da PTA, se for identificado qualquer tipo de anomalia nos itens anteriormente citados a máquina deve ser encaminhada imediatamente para manutenção.
Você conseguirá facilmente adquirir os adesivos e outros cartazes ou decalques junto ao seu fabricante. Caso a sua máquina seja locada, solicite imediatamente a locadora contratada pela sua empresa para sanar o problema, pois estes itens fazem parte da manutenção da PTA e devem sempre estar em perfeitas condições.
Entre em contato com a Ranger SMS e confira a programação para o curso de formação e reciclagem para operador de plataforma elevatória.
Esse conteúdo foi escrito por…
Raphael Padilha
Técnico de Segurança, Profissional de Emergência, Instrutor de Plataforma Elevatória e Empilhadeira.
Parabéns Raphael, pelo conteúdo.