Estar em uma edificação segura, que disponha de sistemas de proteção para combate à incêndio e uma equipe treinada para atender possíveis cenários de evacuação até um ponto de encontro seguro, e se necessário atuar no combate aos princípios de incêndios seria algo excelente. E Infelizmente isso não é uma realidade das edificações e escolas do nosso Brasil.
Lei 18.417/2017, publicada no DIÁRIO OFICIAL da cidade do Recife
Em novembro de 2017 na cidade do Recife, foi sancionada uma lei que determina a obrigatoriedade das escolas da rede privada de ensino do Recife, de ministrarem treinamentos e capacitações adequado ao corpo docente, aos funcionários e aos alunos, para simulações de evacuação em situações de incêndio.
Capacitação de combate à incêndio
Essa lei também determina a realização periódica de treinamentos de evacuação em caso de incêndio, e simulações no início de cada ano letivo, e pelo menos uma vez a cada semestre. Os funcionários, professores e alunos devem participar.
Também deve-se criar um calendário anual de planejamento com etapas distintas com palestras para funcionários e professores para que aprendam como lidar com os alunos em caso de sinistros. Depois, devem ser feitas simulações com os estudantes, atendendo as prerrogativas da lei.
Caso não aja o comprimento, as instituições de ensino estão sujeitas a receber uma advertência, e em casos de reincidência podem pagar multa correspondente a R$ 1.000,00 por aluno matriculado, além de acarretar na suspensão do alvará de funcionamento da instituição.
Faça o download do Manual de Orientação à Prevenção e ao Combate a Incêndio nas Escolas.
Formação em Combate à Incêndio
Essa exigência já é uma realidade em outras cidades e estados do Brasil, como por exemplo de São Paulo e do Paraná. Nos países mais desenvolvidos, essa é uma pratica bastante comum, principalmente daqueles países vulneráveis a catástrofes naturais como é o caso do Japão que vive com situações de terremotos no seu cotidiano.
Nós da Ranger SMS dispomos de uma equipe de engenheiros de segurança, técnicos de segurança e bombeiros para desenvolvermos, assessorarmos e aperfeiçoarmos o seu programa de Brigada Escolar e preparar a comunidade escolar para agir em situações de risco, como princípios de incêndio e primeiros socorros.
Curso de Brigada Escolar
No Curso de Brigada Escolar, abordaremos temas relacionados aos primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios, reconhecimento e utilização dos equipamentos de combate a incêndios, hidrantes, extintores, mangueiras, saídas de emergência, centrais de gases, abandono de área entre outros. Além de aprimorar as aulas práticas de combate a incêndio com a utilização de simuladores de fumaça atóxica, proporcionando uma maior realidade para o treinamento.
É fundamental a capacitação em combate a incêndio e primeiros socorros para sabermos como agir em situações de emergências que exigem alguns conhecimentos. Ações simples podem evitar grandes acidentes.
LEIA TAMBÉM: Curso de Primeiros Socorros nas Industrias