Para o trabalho em altura, além do EPI específico, os profissionais utilizam corda de segurança para implementar os sistemas de ancoragens. Isso durante a montagem da linha de vida temporária horizontal ou vertical. E, portanto, as cordas devem ser específicas, ou seja, de acordo com o ANEXO I da NR 18 – ESPECIFICAÇÕES DE SEGURANÇA PARA CABOS DE FIBRA SINTÉTICA .
Uma característica básica da corda de segurança para o trabalho em altura é a determinação do diâmetro com 12 mm, além da necessidade de ter trançado intermediário para alerta visual de cor amarela.
Veja abaixo as partes de uma corda de segurança
- Fita de identificação do fabricante;
- Data de Fabricação;
- Trança com alma central em poliamida;
- Trança de alerta visual em polipropileno ou poliamida amarelo;
- Trança externa em poliamida.
É valido lembrar que além da corda de segurança, existem as cordas de acesso e de resgate que também são utilizadas pelos alpinistas industriais e profissionais de resgate, como os bombeiros civis.
Particularidades de corda de segurança semi-estáticas:
Antes do primeiro uso, mergulhe a corda na água por 24 horas. Isso cria uma melhor ligação entre a bainha e o núcleo, além de
ajudar a remover os lubrificantes usados durante a fabricação. Após isso, deixe a corda secar lentamente. Ele encolherá aproximadamente 5% (5 m para cada 100 m). É necessário levar isso em conta no cálculo do comprimento.
Conheça o nosso Curso de Inspeção de EPI de Trabalho em Altura e Resgate
Dicas de manutenção
• Após o uso em um ambiente salgado (beira-mar), enxágue com água doce.
• Lave as cordas com água e sabão (pH neutro, máximo de 30 ° C) e enxágue.
• Você pode lavar sua corda em uma máquina de lavar roupa. Escolha a delicada sintética de 30 ° C, sem ciclo de centrifugação.
• Use apenas sabão facial e corporal para uso doméstico. Todos os outros produtos de limpeza, por exemplo, solventes, removedores de manchas, desengordurantes, etc. são muito fortes e não são compatíveis com o nylon.
• Não use maquina de lava-jato de alta pressão.
• Para cortar corda use uma faca quente para obter um corte limpo e com acabamento adequado.
• Mantenha suas cordas limpas. A condição de uma corda pode ter um impacto no desgaste de outras engrenagem. Por exemplo, uma corda lamacenta pode inibir a função adequada de um ascendente. Uma corda molhada ou arenosa pode causar desgaste prematuro nos ascensores, descensores e conectores.
• Não pise nas cordas
• Evite descer muito rápido em uma corda, pois isso aquece a bainha e acelera o desgaste. Durante descidas muito rápidas, um dispositivo de rapel pode ficar suficientemente quente (230 ° C) para derreter as fibras de nylon da corda.
Esperamos ter ajudado! Cuide bem das suas cordas de segurança, elas merecem atenção.
Para aprender mais sobre cordas de segurança para o trabalho em altura, confira o Caderno 07 – Cordas de Segurança da Animaseg.
LEIA TAMBÉM: Dispositivos de Proteção Contra Quedas