Uma das atribuições dos engenheiros, técnicos e gestores em Segurança do Trabalho é auxiliar em casos de acidentes e problemas médicos dentro do local de trabalho – antes mesmo da chegada dos socorristas. E para isso, devemos manter os nossos brigadistas e cipeiros treinados para atuarem nos processos de evacuação de emergência e Primeiros Socorros.
Primeiros Socorros na Indústria
Estar pronto para atender um chamado de emergência no âmbito industrial requer capacitação e proficiência dos envolvidos. Nas industrias, há possibilidade de termos vítimas de choque elétricos, traumatismos em membros, hemorragias, queimaduras, atropelamentos, asfixia, contaminação por produtos perigosos, incêndios, choque ortostático, etc.
As Normas Regulamentadores do Ministério do Trabalho (MTE) orientam a prática de noções em primeiros socorros para treinamentos na área de eletricidade, trabalho em altura e espaços confinados.
Mas, o que são Primeiros Socorros?
São os primeiros procedimentos de emergência e cuidados prestados a uma vítima de mal súbito ou acidente, com a finalidade de manter a vida, controlando os seus sinais vitais, sem que a lesão gerada seja agravada, até que a vítima receba atendimento médico adequado.
Este tipo de cuidado é de extrema importância para a Segurança do Trabalho e demais situações do dia a dia, uma vez que pode evitar diversas complicações para a saúde do acidentado e até mesmo garantir que sua vida seja salva.
Conheça o curso de Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado (PHTLS).
Quem pode e deve ser treinado com os procedimentos dos primeiros socorros?
Qualquer pessoa que tenha o devido interesse, pode participar e se capacitar para atuar com os procedimentos dos primeiros socorros. Pois, às vezes, só o fato de chamar o socorro especializado pode salvar uma vida.
Podem acontecer situações onde não saberemos como proceder, porém se conseguirmos evitarmos que a situação se agrave, já teremos realizado um excelente atendimento.
Veja 5 erros comuns em um atendimento de primeiros socorros sem o devido conhecimento
1. Pôr manteiga sobre uma queimadura
2. Inclinar a cabeça para trás durante sangramento nasal
3. Retirar a gaze de uma ferida ainda sangrando
4. Dar leite para neutralizar o efeito da água sanitária
5. Tirar um objeto que está cravado no corpo.
LEMBRE-SE: Quando nos dispomos a prestar atendimento de primeiros socorros, devemos atentar para a nossa própria segurança, antes de tudo. O impulso de ajudar a outras pessoas não justifica a tomada de atitudes inconsequentes, que acabem o transformando em mais uma vítima.
Telefones de Emergência:
Samu – 192
Corpo Bombeiros – 193
Polícia Militar – 190
Defesa Civil – 199
Polícia Civil – 197
Olá, encantada pelo seu conteúdo. Parabéns! Já quero aproveitar e te convidar também a visitar meu site qual falo sobre o mesmo assunto, porém com informações diversificadas do tema em questão. Te aguardo, lá!
Obrigado Sayure D. Santos pela visita e pelos parabéns. Estamos a disposição.