Você sabia que as telhas translucidas e as claraboias nos telhados apresentam um grande risco para os Trabalhos em Altura? Isto mesmo, as telhas translucidas e as claraboias oferecem um risco à segurança das pessoas, podendo ocasionar acidentes, quedas e (em alguns casos) a morte dos profissionais. Mas nem tudo está perdido, existem soluções como Telas de Proteção, Proteção de Barreiras e Linha de Vida no telhado.
Telhas translucidas e as claraboias
As claraboias e telhas translucidas são as aberturas no telhado e cobertas, projetadas para aproveitar a iluminação e/ou ventilação natural. Nos galpões industrias geralmente são confeccionadas em fibra de vidro, policarbonato ou acrílico e são bastantes frágeis ao ponto de oferecer risco de queda para os trabalhadores que necessitam transitar pelo telhado durante as manutenções.
A maioria dos projetos não contemplam uma proteção contra o risco de queda nessas claraboias ou telhas translucidas. E por isso, ocorrem acidentes relacionados a falta de gestão de Segurança do Trabalho.
Acidentes de Trabalho em Altura envolvendo claraboias em telhados
Março/2015 – Homem morre ao cair pela claraboia do telhado de um supermercado
2013 – Trabalhador, com mais de 25 anos de experiência, cai pela claraboia e morre nos EUA, por não utilizar nenhum sistema de proteção contra queda
Fonte: Simplied Safety EUA
Soluções para evitar o risco das claraboias
Existem soluções eficientes para combater o risco promovido pelas telhas translucidas e as claraboias instaladas nos telhados, como: Telas de Proteção, Proteção de Barreiras e Linha de Vida.
Linha de Vida no telhado
As LVHF (linha de vida horizontal e fixa) é uma solução para a proteção contra queda, não só para as manutenções das claraboias e telhas translucidas, mas para qualquer necessidade de manutenção do telhado, quer seja limpeza de calhas, troca de telhas, impermeabilização ou reparos em equipamentos, como por exemplo exaustores e chaminés.
Para isso as Linhas de Vida devem ser desenvolvidas inicialmente por meio de um projeto de engenharia, por um profissional legalmente habilitado, seguindo os pré-requisitos do Anexo II da NR 35 – Sistemas de Ancoragem.
Precisa de projeto de Linha de Vida no telhado? Conheça as soluções Ranger SMS
Telas de Proteção
Uma outra opção de proteção, para evitar a queda de altura, quando o trabalhador tropece ou pise nas claraboias, são as telas projetadas e conectadas pelo lado de fora da claraboia. A tela impede que o trabalhador caia, salvando sua vida e protegendo-os de uma queda potencialmente fatal.
Sistema de Barreiras
Também pode ser utilizado um sistema de barreiras ou guarda corpo, que promove um limite de acesso em torno da claraboia, que pode ser permanente ou apenas utilizada durante a respectiva manutenção do telhado.
Assim como espaços confinados devem ser inventariados e identificados, os trabalhos em altura não são diferente. O ministério do trabalho, através da NR 35 – Trabalho em altura, estabelece através do item:
Responsabilidades do Empregador
Cabe ao empregador:
a) garantir a implementação das medidas de proteção
d) assegurar a realização de avaliação prévia das condições no local do trabalho em altura, pelo estudo, planejamento e implementação das ações e medidas complementares de segurança aplicáveis.
Dessa forma, chamamos a atenção dos gestores de Segurança do Trabalho para rever e implementar um catálogo/inventário com todas as necessidades previstas de manutenção em altura, acompanhadas de uma análise de risco.
Esta medida busca estabelecer critérios e prioridades de adequação conforme um plano de ação, submetendo aos respectivos diretores as opções de realizar o planejamento de investimento de adequação ou mudança de processo, ou ainda assumir a responsabilidade e consequências por não tomar as medidas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, gerando assim um passivo trabalhista.
A Ranger SMS está sempre à disposição para compartilhar conhecimento e ajudar a sua empresa a executar Trabalho em Altura, Manutenção com Alpinismo Industrial, Projetos de Linha de Vida e Treinamentos de Segurança (conforme a NR 35).
Muito bem.