Você está visualizando atualmente Como fazer Inspeção do Trava Quedas Retrátil
A importância de fazer a inspeção do trava quedas retrátil.

Como fazer Inspeção do Trava Quedas Retrátil

A inspeção do trava quedas retrátil deve ser realizada para evitar surpresas, garantindo as condições adequadas de uso do equipamento. Por se tratar de um equipamento mecânico esta inspeção é compulsória pela norma técnica do equipamento e obrigatória pela legislação – isto garante segurança para todos os envolvidos.

O que é o trava quedas retrátil

O trava quedas retrátil é um elemento de conexão do Sistema de Proteção Contra Quedas (SPCQ) que tem por objetivo unir o ponto de ancoragem (troler + linha de vida) ao cinturão tipo paraquedista. Deste modo, o equipamento possui uma função retrátil e de trava automática, similar ao cinto de segurança de um automóvel. Está função é acionada por uma determinada aceleração e velocidade provocada por uma queda.

Esses dispositivos são calibrados para bloquear a queda livre em pequenos deslocamento, pois ele não permite que o trabalhador adquira velocidade ao entrar em queda livre, onde os cabos ou fitas acondicionados em um carretel retrátil são protegidos por uma caixa. Esse mecanismo permite a blindagem contra as intempéries do sistema retrátil e de frenagem do trava quedas.

Um dos componentes importantes do trava quedas retrátil é o indicador de impacto (sobrecarga) integrado ao mosquetão dupla trava do trava quedas retrátil. Sua função é sinalizar (normalmente através de uma fita vermelha) que o equipamento sofreu um severo esforço. Caso esta fita vermelha esteja visível o equipamento deverá ser retirado de operação. Após a retirada deverá ser enviado ao fabricante para substituição do mosquetão dupla trava por outro novo.

trava quedas retrátil

 

O que fala a ABNT Nº14628 “ Trava quedas retrátil ”

O que diz o Item 07 subparte r da ABNT Nº14628:

orientação de que o trava quedas retrátil deve ser enviado para revisão pelo fabricante ou empresa por ele indicada. O período entre revisões não pode exceder 12 meses.

Retirar o equipamento, substituir o equipamento ou parar a atividade, são algumas limitações e barreiras enfrentadas no processo de inspeção. Portanto, a inspeção requer uma solução prática que nem sempre está presente e ao alcance dos usuários – a exemplo da inspeção realizada em campo. Porém, a manutenção só é possível em uma bancada com ferramentas e treinamentos específicos.

Hoje a Ranger SMS é um dos embaixadores homologado pelo fabricante CONQUISTA PROFESSIONAL para realizar inspeção e manutenção no trava quedas retrátil Sekurblok 10 m , Karbor 6 m e Tiger 2,5 m disponíveis na região Norte e Nordeste. Com isso, todos os nossos projetos de linha de vida para carga e descarga de caminhão ou enlonamento, seguem com a especificação destes equipamentos afim de facilitar e garantir as respectivas inspeções e manutenção de todo o sistema.

Confira também: Por que devemos criar evidências da Inspeção Periódica dos Cintos Paraquedistas?

Tá, mais quando realmente deve ser feita?

Esta pergunta não tem uma resposta única. Desta forma, virá a ser somada da importância, exigida pela NR 35, da inspeção na aquisição do produto.

As datas de referência para inspeção podem ser:

• Data de fabricação do produto;
• Data de nota fiscal de aquisição do produto pelo usuário;
• Data do primeiro uso com o registro escrito ou digital.

A partir desta data deve ser feito um registro para a próxima inspeção – que pode ser em janelas menores do que 12 meses caso a exigência do produto seja muito grande ou o ambiente muito agressivo.

Não temos a cultura de registrar o primeiro uso do equipamento, salvo as empresa que têm processos já definidos. A data de nota fiscal muitas vezes não contempla uma rastreabilidade que identifique o lote e ou número de série do equipamento específico. Entretanto, a data de fabricação pode ser mais indicado devido ao fácil acesso ao registro e referência 0 zero.

Onde encontrar equipamentos para Trabalho em altura

Para  adquirir o seu trava quedas retrátil em Recife, João Pessoa ou Maceió, clique aqui para ver os preços dos nossos equipamentos da Conquista PRO ou solicite seu orçamento pelo e-mail contato@rangersms.com.br . E conte conosco para ter todo o suporte técnico afim de garantir a segurança dos trabalhadores da sua empresa.

 

Trabalho em altura e espaços confinados, só para quem tem a RANGER SMS .

 

 

 

Felipe Duarte

Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, especializado em projetos de Linha de Vida e Ponto de Ancoragem. Diretor Financeiro e Administrativo da Ranger SMS.

Este post tem 7 comentários

  1. Luis Alex

    Artigo muito bom!

  2. Luiz Sena

    Boa noite. Vocês fazem inspeção e manutenção de trava quedas na própria empresa? Se sim, atendem em MG?

    1. Felipe Duarte

      Luiz,
      Nós realizamos sim.
      Lhe enviamos um e-mail consultando a referência do seu equipamento e a quantidade, para podermos elaborarmos uma proposta comercial para a prestação deste serviço.

  3. Bianca Paiva

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se vocês atender no estado de SP?
    E se fazem inspeção em qualquer equipamento de Trava Quedas Retrátil? No caso tenho 4 equipamentos parados da marca Dully.

    Aguardo retorno.
    Obrigada

    1. Felipe Duarte

      Não atendemos o estado de SP com este serviço.
      No momento só temos a autorização das fabricas Ultrasafe e AMZPRO para realizar as inspeções dos travas quedas retráteis.

  4. Marciano Lipreri

    Bom dia,
    para bens pelo conteúdo.
    Existe um curso ou credenciamento de inspeção de ancoragem ou para trava queda retrátil?

    1. Mídias

      Eventualmente nós realizamos cursos para instaladores de dispositivos de ancoragem.
      Sugiro ficar de olho em nossos calendários de treinamentos.

      Sobre os cursos de inspeção dos trava quedas retrátil, só os fabricantes quem costumam realizar os treinamentos e só eles podem lhe homologar como inspetor de trava quedas retrátil.

Deixe um comentário