A realização de manutenção de fachada de prédio é um trabalho que deve ser desenvolvido por especialistas. Deve ser observando e aplicado sempre pela Norma Brasileira NBR 14.037 – Manual de Operação, Uso e Manutenção de Edificações. Esta Norma trata entre outras coisas das vistorias preventivas e manutenção de fachada predial.
As vistorias periódicas e preventivas de fachada de prédio devem contemplar e prever uma análise estrutural. Dentre elas estão a avaliação de rachaduras, fissuras, recalques, eflorescências, descolamentos cerâmicos, análise de infiltrações diversas e seus reflexos estruturais e visuais. Além disso, deve levar em conta também a formação de colônias de fungos e bactérias, manchas na pintura, etc.
No final do Relatório de Manutenção de Fachada Predial devemos elaborar um plano de ataque através de um cronograma. Nele, devem estar as ações imediatas a serem realizadas para garantir a impermeabilização e a segurança estrutural da edificação.
E seguindo essas recomendas de manutenção de fachada predial, veja o passo a passo da obra que realizamos no HOSPITAL ESPERANÇA DO RECIFE, em Março de 2019, coordenada pela nossa engenharia especializada em manutenção de fachada predial.
Passo a Passo da Manutenção de Fachada Predial
Inicialmente fomos convidados para solucionar problemas de infiltrações na fachada do edifício. Eles eram então, causados principalmente pela fadiga dos elementos que compõem o revestimento de impermeabilização de fachada predial.
Também encontramos um volume de intervenções emergenciais realizadas por outros prestadores de serviço. Por sua vez foram aplicados uma série de produtos com sobreposição, perdendo as respectivas eficiências de impermeabilização.
Veja a seguir as estratégia que usamos para garantir a melhor qualidade de manutenção da fachada do prédio, conforme as recomentamentos normativas.
1º Passo – Limpeza com hidro pressão a 1600 libras
Durante o reconhecimento dos problemas e levantamento das infiltrações da fachada, para quantificar e identificar as respectivas patologias, utilizamos a Lavagem Predial com hidro pressão na fachada externa para encontrar os pontos de correções estruturais de esquadrias e de revestimento.
Não só pelo efeito estético, mas também como recomendação do processo construtivo da manutenção de fachada, é importante a Lavagem Predial antes de aplicar o impermeabilizante.
O processo tem como objetivo a remoção da sujeira e revelar o problema pontual, identificando os locais de ataque para o impermeabilizante. Ao processo de limpeza, utilizamos produtos com propriedade decapante, provocando a quebra da eflorescência da ferrugem e do hidrocarboneto que estava queimando e marcando a cerâmica.
2º Passo – Utilizando a termográfica
Com a utilização da termografia pelo interior do prédio, garantimos a total identificação das infiltrações pois (são apresentados indícios do mesmo que não são perceptíveis a olho nu.) revelamos os indícios de infiltração que não são visualizados a olho nu.
3º Passo – Remoção do tecido velho
Para o rejunte Cimentíceo, é possível aplicar um novo por cima do velho. Porém, para o rejunte do tipo elastômero como o PU, é necessário remover todo o tecido velho.
Isso dese ser feito para garantir uma maior eficiência e acabamento do impermeabilizante novo.
4º Passo – Cerâmica e Porcelanato
De forma pontual, foi necessário realizar a remoção e fixação de algumas placas cerâmicas, devido o desprendimento promovido pela vibração gerada pelo intenso tráfego de veículos e pela ação mecânica da fachada, por ser uma fachada ventilada.
É valido salientar (destacar) que a cerâmica de 60 x 60 tem um desprendimento maior, quando comparado com a cerâmica de 10 x 10.
5º Aplicação de rejunte cimentício e elastomérico PU nas cerâmicas e esquadiras
O rejunte cimentício é o mais popular por ter baixo custo. O utilizado foi o tipo II, flexível, indicado para juntas de 2 mm à 10 mm.
As juntas de movimentação ou dilatação são mais largas que as juntas de assentamento e têm a função de aliviar tensões geradas por movimentações da parede ou do próprio revestimento. Isto é causado pelas variações de temperatura ou deformação lenta do concreto da estrutura do revestimento.
Sabendo da importância, dos respectivos rejuntes, reconstituímos conforme o procedimento técnico afim de garantir toda a impermeabilização da edificação.
6º Lavagem de limpeza e garantia da impermeabilização
Para a conclusão, realizamos a limpeza final do rejunte cimentício aplicando hidro pressão também com o intuito de comprovar a impermeabilização revelada no início do trabalho.
Por fim, pode-se concluir que o revestimento de fachada é um dos principais sistemas da edificação. Ela deve ser muito bem gerida pelos administradores, através de um correto plano de gestão de manutenção elaborado com base na NBR 5674 (ABNT, 2012) e manual de uso, operação e manutenção entregue pelo construtor.
Estas ações são feitam para evitar riscos à segurança e conforto dos usuários. Assim como, manter o valor patrimonial da edificação.
Confira a importância de realizar limpeza de fachada do seu edifício periodicamente.
Bom dia! Excelente trabalho, Parabéns a toda equipe. Estamos desenvolvendo um trabalho semelhante em um de nossos empreendimentos. Iniciamos com uma vistoria e mapeamento geral na fachada, identificando os pontos, estamos elaborando relatório e um Plano de Ação, para iniciarmos o Ätaque¨ para sanar o problema.
Preciso de um orçamento em Tamboré, atende?
Olá Antônio,
Infelizmente não atendemos essa região. Nós atuamos apenas no Nordeste.
Qual o tempo de garantia da empresa que fez a lavagem e impermeabilização da fachada?
Olá Marcelo.
A garantia da impermeabilização é o conjunto do produto somado a técnica correta de aplicação. Existem produtos que prometem uma impermeabilização de até 20 anos que são produtos a base de nanotecnologia, como as borracha líquida. Porém esse tipo de garantia só é concebida quando o serviço é feito em 100% da fachada.
Muitas vezes os condomínios querer realizar intervenções pontuais. Ai nesses casos é o que chamamos de erro e tentativa. Não se pode dar garantia de um serviço com características de paliativo. Muitas vezes isso pode resolver o problema, porém é como um carro velho, se você ficar pulando de mecânico em mecânico, ninguém vai querer se comprometer.
muito bom as informações sobre revitalização de fachadas
Ivanaldo Mendes Sabino
Qual o tempo máximo para aplicar o rejunte após lavagem da faxada?
Olá Mathyas,
O mercado oferece um universo muito grande de produto.
Você deve seguir o manual do produto utilizado, o manual de manutenção do edifício ou solicitar uma vistória de um profissional para elaborar um plano de manutenção especificando e avaliando a necessidade.