A equipe de engenharia e alpinistas da Ranger SMS assumiu mais um grande desafio, realizar uma atividade de Recuperação de Telhado Industrial no estado de Alagoas. O compromisso foi de repaginar o telhado com aproximadamente 3.800 telhas, em 45 dias, utilizando técnicas de plano inclinado, içamento de telhas, montando linha de vida temporária e toda a segurança em altura, apresentando um plano de ação garantindo toda a segurança da atividade.
Uma grande particularidade desta obra foi a fiscalização intensa do Ministério do Trabalho de Alagoas e a preocupação do próprio cliente, por causa de um acidente com 01 vítima fatal e 04 feridos, em Junho de 2017, devido ao desmoronamento durante a manutenção do telhado do galpão desta fabrica produtora de cimento.
Confira as reportagens do acidente publicada pelos Jornais da Região
Reportagem do G1 de Alagoas, matéria do Gazeta Web e do Alagoas 24 horas.
Início da Obra de Recuperação de Telhado do Galpão
O trabalho teve início com o escoramento da estrutura colapsada, que foi gradativamente removida. Em seguida, para a recuperação da parte estrutural do galpão como as teças e tesouras. Depois, foram retirada todas as telhas, possibilitando a realização de pintura, solda e substituição de estruturas comprometidas.
Dimensionamento das Ancoragens e Linha de Vida Para o Trabalho em Altura – NR 35
Devido ao acidente, o cliente sempre teve uma preocupação muito grande com a segurança do trabalho, principalmente com o Trabalho em Altura. Inicialmente o cliente tinha uma informação que não era verdadeira, referente à baixa resistência da estrutura para a instalação da Linha de Vida.
E por isso, a equipe de engenharia da Ranger SMS desenvolveu um projeto para as ancoragens e linha de vida temporária, contemplando um dimensionamento e memória de cálculo com passo a passo da instalação e recomendações de segurança e desenhos ilustrativos para facilitar a compreensão de todos os envolvidos.
E dentro deste projeto, contemplamos o plano de resgate que se resumia a instalação de uma LVM (linha de vida móvel) na base da estrutura. Está ação possibilitou o acionamento no solo para um possível resgate, sem a necessidade do resgatista se expor ao risco em altura.
Conheça as vantagens e desvantagens da linha de vida temporária e móvel conhecida como LVM.
A primeira opção de Pontos de Ancoragem ficou definida sendo na própria estrutura metálica
A segunda opção de ancoragem foi a instalação de Olhais Ancopro fixados no concreto
Conheça o Olhal de Ancoragem da ANCOPRO.
Após garantir a segurança dos alpinistas industrias com sistema resgate e linha de vida temporária, a obra teve uma rápida evolução com a equipe de montagem utilizando técnicas de acesso por corda.
Vocês também fazem e montam estruturas fixas para trabalho em altura?
Olá Rodrigo,
Sim, nós montamos estruturas fixas para trabalhos em altura, também fornecemos os respectivos projetos ou podemos vender apenas as peças/estruturas possibilitando que a sua equipe de montagem faça a instalação.
Ficamos a disposição.