A linha de vida temporária Keep Safe é um dispositivo de ancoragem que além de gerar segurança no trabalho em altura, trás a facilidade do transporte e instalação.
O que é dispositivo de ancoragem?
Conforme o Manual de Auxílio na Interpretação e Aplicação da NR-35, na página 66, um dispositivo de ancoragem é uma montagem de elementos que inclui um ou mais pontos de ancoragem, podendo incluir elementos de fixação, projetada para ser parte de um sistema de ancoragem de um SPIQ e para poder ser removida da estrutura.
A norma ABNT NBR 16.325 define como dispositivo de ancoragem apenas aqueles que possam ser removidos. Ou seja, se ele for fixado permanentemente na estrutura, de modo que não possa ser removido para inspeção, deixa de ser considerado um dispositivo de ancoragem.
Estando, assim, fora do escopo dessa norma técnica, não o impedindo de ser utilizado no sistema de ancoragem.
> Quer saber quanto custa uma linha de vida temporária keep safe? Acesse a nossa loja!
E o que cobrar de uma instalação de linha de vida temporária Keep Safe?
A NR 35 traz em seu Anexo II (Sistema de Ancoragem) a obrigatoriedade de atender os seguintes itens.
Requisitos do Sistema de Ancoragem
3.1 Os sistemas de ancoragem devem:
a) ser instalados por trabalhadores capacitados.
A instalação deve ser feita por trabalhadores capacitados no procedimento operacional de montagem do sistema de ancoragem, previsto no item 5.1.1.
3.2 O sistema de ancoragem temporário deve:
a) atender os requisitos de compatibilidade a cada local de instalação conforme procedimento operacional.
Contemplar as informações sobre a instalação dos dispositivo de ancoragem, da ancoragem estrutural e dos demais componentes do sistema de ancoragem e linha de vida.
b) ter os pontos de fixação definidos sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado.
O engenheiro mecânico ou civil deve emitir uma ART de instalação e apresentar um croqui dos locais dos pontos onde serão instalados as linhas de vida.
Ou seja, ao implementar a instalação de uma linha de vida temporária keep safe, é preciso que o engenheiro defina os pontos de fixação (ancoragem) e garanta a compatibilidade da estrutura com as especificações fornecidas na ficha técnica do produto keep safe.
Procedimentos Operacionais
5.1 O sistema de ancoragem deve ter procedimento operacional de montagem e utilização.
5.1.1 O procedimento operacional de montagem deve:
a) contemplar a montagem, manutenção, alteração, mudança de local e desmontagem;
b) ser elaborado por profissional qualificado em segurança do trabalho, considerando os requisitos do projeto, quando aplicável, e as instruções dos fabricantes.
Também é importante destacar a relação de equipamentos que compõem o sistema de ancoragem temporário. Você pode utilizar ilustrações, imagens e fazer referências aos respectivos manuais de utilização de cada equipamento.
Porém, devemos ter o devido cuidado para não entregar algo muito extenso, com informações que não tem o devido valor para compor os documentos da sua linha de vida provisória. Procure desenvolver um material completo, objetivo e de fácil interpretação das informações.
Confira aqui as vantagens e desvantagens de uma linha de vida temporária.