Antes de começarmos a falar da importância do torque no Olhal de Ancoragem Predial, quero resgatar a lembrança do filme, “Planeta dos Macacos: A Origem“. No filme, a coisa descamba porque alguém descumpre os procedimentos de segurança e boas práticas de uma empresa farmacêutica.
Com pessoas levando protótipos de vacina pra casa, realizando testes sem controle adequado, pulando etapas da pesquisa, etc. Trouxe esse exemplo para demonstrar que cada produto segue uma lógica própria de montagem. Sendo assim, é importante seguir todas as instruções técnicas e recomendações dos seu fabricantes.
No caso do olhal de ancoragem predial, é obrigatório conferir o aperto ou o torque aplicado, conforme consta nos manuais dos fabricantes de dispositivos de ancoragem, como procedimento de instalação e inspeção.
Vamos ver o porque devemos nos preocupar com o torque no olhal de ancoragem predial durante as instalações e inspeções.
Caso você queira se aprofundar sobre esta técnica, confira a agenda do próximo “Curso de Capacitação em Instaladores de Ancoragem Predial”.
O que é Torque?
Torque é a força aplicada em um braço de alavanca.
Sua fórmula é: T = F x L. Sendo, T = torque, F = força e L = comprimento da alavanca.
O parafuso é um dos elementos de ligação e união mais comum em projetos mecânicos. Esse tipo de união consiste basicamente em um parafuso e partes a serem unidas.
Para que a união seja realizada, é necessário aplicar uma força de pré-carga que é o torque aplicado no parafuso, fazendo com que as peças sejam comprimidas (força de união).
A força exercida por uma chave de aperto é convertida em uma força axial no parafuso, fazendo com que ele se “alongue” durante a aplicação da força. Por estar na região elástica do material, o parafuso tende a retornar a seu comprimento inicial, gerando dessa maneira a força de compressão nas partes unidas.
Conheça as diferentes regiões do material
- Zona Elástica – é quando a deformação do material não é permanente, pois o corpo retorna ao seu estado original após cessar o efeito da tensão. Isso acontece quando o corpo é submetido a uma força que não supere a sua tensão de elasticidade.
- Zona Plástica – é quando a deformação do material é permanente, pois o corpo não retorna ao seu estado original, permanece deformado permanentemente. Isso acontece quando o corpo é submetido à tensão de plasticidade, que é maior daquela que produz a deformação elástica.
Visite a nossa Loja Virtual e confira nossos produtos para instalação de olhal de ancoragem predial.
O que acontece quando apertamos demais o parafuso?
Caso o parafuso ou barra roscada do olhal de ancoragem predial seja apertado demais, o material começa a entrar na zona plástica do material (limite de escoamento), fazendo com que as deformações sejam irreversíveis, não gerando a força de compressão necessária para a junta.
Neste caso vamos observar um aumento permanente do comprimento do parafuso, podendo até cisalhar ou quebrar.
Em outras palavras: não se deve apertar os parafusos nem de mais, nem de menos. Devemos aplicar o torque indicado nas normas técnicas e manuais dos fabricantes de olhais de ancoragem predial.
O torque recomendado pelo fabricante não só proporciona as forças de atrito necessárias para manter a união estável, não permite que os elementos de fixação se soltem durante as vibrações e também respeita os limites de elasticidade dos materiais que compõe os elementos de fixação.
Por que existem regras tão rígidas para o Olhal de Ancoragem Predial?
A resposta está num assunto bastante estudado na engenharia mecânica: o dimensionamento.
Procedimento pelo qual o engenheiro determina as dimensões e o material com que uma determinada peça será fabricada.
Para tanto, levam-se em consideração os esforços (forças e torques) estáticos (equipamento parado) e dinâmicos (equipamento em funcionamento) que a peça irá sofrer. Assim como, as características (resistência e comportamento a diferentes esforços) do material que se pretende utilizar e o tempo de vida útil que a peça deve ter (fadiga).
Esforços
Ao fazer um dimensionamento, o engenheiro precisa considerar os maiores esforços que podem ser aplicados sobre a peça, assim como, o tempo estimado que essa condição irá perdurar.
No caso dos parafusos e prisioneiros, especificamente, os principais esforços que incidem sobre os mesmos são: as forças normais, e; as forças cortantes.
- Força normal é aquela que atua na direção do eixo longitudinal da peça. O seu efeito sobre a mesma vai depender do sentido de aplicação: tração (“esticamento”) ou compressão (“encolhimento”).
- Força cortante é aquela que atua perpendicularmente ao eixo longitudinal da peça. O seu efeito sobre a mesma é o de seccionamento (corte ou cisalhamento).
O maior esforço que o elemento de fixação pode receber (carga total) é a soma do esforço gerado pelo aperto, mais o esforço gerado pelas peças que ele está unindo.
Como aplicar o torque no Olhal de Ancoragem Predial
No processo de fixação ou inspeção de um ponto de ancoragem, devemos utilizar um torquimetro de estalo para conferir a fixação do olhal de ancoragem predial, instalado por meio de parafusos.
O instalador de ancoragem predial deve observar as recomendações de projeto e do fabricante dos dispositivos de ancoragem utilizados na instalação.
E não esqueça e fazer evidências da sua instalação ou inspeção do ponto de ancoragem e linha de vida.
Quer mais informações sobre equipamentos de torque? Confira a chave ProTorque na nossa Loja Virtual.
Realmente essas informações são imprescindíveis para os profissionais da área.
Muito conteúdo mesmo, parabéns a todos que fazem a Ranger.
Entendo que é de extrema importância aborta esse tema “ a importância do torque “, tendo invista muitos profissionais que aprenderam a torquear na força do braço e não aceitam que o parafuso precisa do torque adequado. Parabéns equipe RANGER pela precisão da formação técnica correta.
A Ranger se consolida cada vez mais no segmento do trabalho em altura, trazendo o que a de melhor no mercado.
Parabéns a todos que fazem a Ranger
Muito bom! Parabéns à equipe Ranger por todo o conteúdo postado aqui. Acompanho sempre. ??
Super indico. Um projeto muito claro e um acompanhamento eficiente da equipe Ranger! Parabéns por toda segurança passada!
Obrigado Ana Santos – Engº Civil da Construtora Fama.
Também parabenizo a organização e profissionalismo de vocês que compõem a Construtora Fama.
Uma das obra mais organizada, na construção civil que já presenciei.
Obrigado pela credibilidade e oportunidade concebida no trabalho que realizamos.
Rangers sendo referência!
Mostrando muito bem a importância de se ter um especialista para proteger vidas!
Parabéns Felipe e todo o time Rangers
“O mais difícil não é escrever muito: é dizer tudo, escrevendo pouco”.
A frase serve perfeitamente para traduzir a riqueza e objetividade deste artigo escrito pelo engenheiro Felipe Duarte da Ranger SMS.
Parabéns pelo conteúdo, sempre trazendo informações de excelência!