Trabalho em espaço confinado é uma atividade de risco presente em todas as industrias. E o detector de gás ou multigás portátil é um dos equipamentos que não pode faltar. Qualquer plano de segurança focado em espaço confinado, para reduzir os riscos para os trabalhadores e para a instalação, deve prever um sistema de monitoramento e detecção de gases.
A leitura correta dos gases presentes antes de entrar, e durante as atividades dentro dos espaços confinados, ajuda a fornecer mais tempo para as ações reparadora e protetora. Como exemplo temos: a adoção de uma mascará facial; a utilização de um exaustor, e; a evacuação imediata do local.
Uma diversidade de aplicações e processos envolvem cada vez mais o uso e fabricação de substâncias perigosas, particularmente gases inflamáveis, tóxicos e oxigênio. Inevitavelmente, fugas e vazamentos ocasionais ocorrem, gerando um potencial perigo para as plantas industriais, para os funcionários e para as pessoas que vivem nas proximidades. Os incidentes com gás podem gerar asfixia, explosões, intoxicação e perda de vida.
O Ministério do Trabalho, através da norma regulamentadora de nº 33 (NR33), exige o uso de multigás antes e durante (monitoramento) o trabalho em espaços confinados. São exemplos de espaços confinados: esgotos; subterrâneos de telefonia e eletricidade; silos; caixa d’água; cisternas; poços; tanques; reservatório, entre outos.
CLIQUE AQUI e confira o nosso Curso NR – 33 (40 horas) de Supervisor de Espaço Confinado
Monitoramento de gases antes e durante as atividades em espaço confinado.
Para se especializar em detecção de gás, Paula Scardino, coordenadora nacional da NBR 16.577 da ABNT e Membro da Comissão Tripartite NR-33 – Bancada Patronal, dispõe de um curso de “Conceitos e operação de instrumentos portáteis para detecção de gás, para liberação e trabalhos em espaços confinados”. Este curso também é disponibilizado pelos principais fabricantes de equipamentos como a MSA e a Industrial Scientific que disponibiliza de uma séries de vídeos que podem ajudar você a lhe dar mais confiança na operação desses equipamentos.
Como classificar um detector multigás ?
A detecção de gás pode ser dividida em duas categorias: fixa e portátil. A detecção de gás fixa tem como finalidade o monitoramento de processos, proteger as instalações e ativos, bem como, o pessoal no local. A detecção de gás portátil como monogás ou multigás é especificamente para proteger o trabalhador contra a ameaça de perigos de gases inflamáveis, tóxicos ou de oxigênio (falta ou excesso de concentração).
CLIQUE AQUI e confira a nossa agenda de cursos.
O multigás é tipicamente um pequeno dispositivo usado por um operador para monitorar a zona de respiração. Geralmente, detectores de gás portáteis são compactos, robustos, impermeável, leve e podem ser facilmente transportado ou anexado ao vestuário.
Devo escolher o equipamento mais caro, para ter mais recurso?
A definição de qual tipo usar dependerá de vários fatores, incluindo a frequência com que a área é acessada pelo pessoal, condições do local, se o perigo é permanente ou transitório e por último, mas não menos importante, a disponibilidade de finanças. Em muitos casos a locação de um detector multigás pode ser uma boa solução.
Existem vários fabricantes e modelos de detector de gás e multigás, com várias configurações de: alarme; registro de dados; ativação de bomba; rotinas de calibração; conectividade com outras unidades; equipamentos mais robustos e leves – com opção de bateria recarregáveis.
Saiba mais sobre aluguel de detectores de gás, tripés e sistemas de resgate.
A equipe técnica da Ranger SMS está sempre a disposição para atender os seus questionamentos. Assim como, auxiliar na aquisição ou locação dos equipamentos específicos para as atividades e resgate em espaços confinados.
gostaria de esclarecer uma duvida. Qual a legislação que dispõe sobre calibração de equipamentos detectores de gás para espaços confinados e periodicidade da calibração, verificação e auto ajuste?
Olá Helcio Muller,
Com certeza o fabricante do seu equipamento vai poder te dar as recomendações. Mas você vai encontrar na ABNT NBR 16577:2017 – Espaço confinado – Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Espaço Confinado. ABNT é uma Associação Brasileira de Normas Técnicas que tem a função de regulamentar por exemplo o que está determinado nas NRs, por meio das Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBRs).
Na ABNT NBR 16577 você vai encontrar orientação para o ajuste e calibração dos sensores do detector de gas ou multigases e a recomendação da RBC – Rede Brasileira de Calibração. Também vai encontrar as definições e diferenças do auto ajuste,
Outro esclarecimento que encontraremos na NBR 16577 é a diferença do Bump test para o Pump test.
Porém esta norma não é gratuita, mas se pesquisar na internet, você vai encontrar vários artigos resumindo e comentando o conteúdo.
Espero ter ajudado.