Você quer se tornar um brigadista? Acompanhe nosso Diálogo Diário de Segurança (DDS) e entenda os principais requisitos e atribuições para fazer parte de uma brigada de incêndio e Emergência.
Norma Regulamentadora – NR 23
Conforme a NR23, que aborda a Proteção contra incêndio:
- Todos os empregados devem adotar medidas de prevenção de incêndio.
- Empregadores deve providenciar informações sobre utilização dos equipamentos de combate ao incêndio, procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança e dispositivos de alarme existentes.
Quer se aprofundar sobre a NR-23? Confira o texto da NR-23 na integra!
O que é uma Brigada de Emergência?
A brigada de incêndio é um grupo organizado de pessoas treinadas em uma empresa, edificação ou evento (público / privado) que atua na prevenção a emergência, no abandono de área em caso de sinistro e no atendimento a vítimas de primeiros socorros. Esses brigadistas podem atuar de forma voluntária ou remunerada.
Para se tornar um brigadista alguns requisitos devem ser atendidos conforme ABNT NBR 14276:2020. Você também deve consultar a legislação do seu Estado através das Corporações de Bombeiros Militares e buscar algo específico sobre a formação e atuação da Brigada de Emergência.
Como se capacitar para atuar na Brigada de Incêndio e Emergência
Após a definição do grau de risco da empresa mediante a carga de incêndio, número de funcionários e alguns outros requisitos da edificação e realizado o dimensionamento da brigada através do quantitativo de participantes e qual será a carga horária do treinamento. Esse treinamento visa abordar temáticas de aprendizagem teóricas e práticas de prevenção e combate ao incêndio, abandono de área em sinistros e atendimento em casos de primeiros socorros.
Atribuições da Brigada de Incêndio e Emergência
Além da atuação relacionada aos atendimentos de emergência, a brigada deve atuar de forma preventiva conforme esses itens:
- Realizar inspeções periódicas nos equipamentos de atendimento a emergência e combate a incêndio (Ex: Extintores, hidrantes, mangueiras maca de primeiros socorros);
- Conhecer o Plano de Atendimento a Emergência da edificação;
- Participar de exercícios simulados e treinamentos periódicos;
- Agir de forma preventiva através da avaliação de perigos e riscos existentes em sua edificação;
- Inspecionar rotas de fuga e saídas de emergência;
- Conferir sinalização de emergência;
- Apresentar sugestões de melhorias nas condições de segurança contra incêndio e emergência;
- Registar suas atividades e ocorrências buscando sempre a melhoria contínua dessas ocorrências atendidas;
As atribuições não se limitam aos itens citados. Entendemos que a atuação de uma Brigada de Incêndio e Emergência bem treinada e atuante pode garantir que uma ocorrência será só um simples registro ou se torne uma grande tragédia.
Formação de Brigada de Incêndio RANGER SMS
Consulte a RANGER SMS para implementar, treinar e/ou gerenciar a sua brigada de emergência através de métodos ágeis e conceitos modernos na prevenção e atendimentos a emergências aplicados a brigada conforme ABNR NBR 14.276:2020.
Show…..
Parabéns instrutor pelo trabalho, ficou muito bom!
#Prevenção
Abordagem muito didática e concisa. É sempre bom entender o que de fato abrange a prevenção e segurança, para um resultado de sucesso. Parabéns.
Parabéns, excelente artigo!! ??
Muito bom parabéns ???
Conteúdo Excelente como sempre, Parabéns a Equipe RANGER SMS !
Grande Profissional e amigo Albeneí Marciel .
Muito top ??? Que está NR se aplique nas empresas , visando sempre há segurança das vidas e patrimônios.
Parabéns, conteúdo show…. Brigada de incêndio.
Ola! Como elaborar uma brigada de incêndio?
Olá Daniele,
A formação de uma brigada de incêndio é necessária para garantir a proteção de vidas, do patrimônio, do negócio e do meio ambiente.
Os brigadistas devem ter uma formação que atenda as características de riscos do ambiente no qual estão alocados e devem contribuir em casos de retiradas de pessoas durante as emergências, atuação em primeiros socorros e no combate ao incêndio.
Você pode procurar as normas que cobram a existência de brigadistas conforme cito abaixo. E de acordo com as características da sua necessidade, você fará o dimensionamento.
NR 23
NR 20
NR 05
ABNT 14276
ABNT 15219
E normas Estaduais