Você está visualizando atualmente GUIA PRÁTICO: conheça as classes de incêndios

GUIA PRÁTICO: conheça as classes de incêndios

Os incêndios geram consequências irreparáveis, só a prevenção pode evitar que o fogo descontrolado (incêndio) possa impactar negativamente vidas, negócios e o meio ambiente. Pesando nisso, a Ranger Incêndio fez esse guia prático de como reconhecer as classes de incêndios mais utilizadas.

Você já ouviu falar em classe de incêndio? Saberia reconhecer a classe de um extintor caso fosse necessário? Sabia que para cada tipo de incêndio temos agentes e de contenção ao incêndio diferentes?

Quer saber tudo isso e outras informações de prevenção ao incêndio? Então continue lendo esse artigo!

O que é um incêndio?

O incêndio é uma reação química entre um combustível, fonte de calor e gás oxigênio. Dessa forma, são necessários três elementos: combustível, comburente e fonte de ignição. Essa reação toma forma e gera incêndios que devem ser combatidos por equipamentos de prevenção específicos a exemplo dos extintores.

Incêndio e sua classificação

Os métodos utilizados para apagar os incêndios são: abafamento, resfriamento e isolamento, extintores de incêndio atendem essas demandas através da redução da temperatura e a redução de oxigênio pelos agentes extintores a base de água pressurizada, agentes químicos e gás carbônico.

Os extintores devem ser distribuídos nos locais para serem usados por pessoas treinadas. Dito isso, essas pessoas devem encontrar os extintores em ótimos estados de conservação, sinalizados conforme classe incêndios.

A Ranger Incêndio possui equipe técnica para elaboração de projetos de incêndios e cursos de especialização em prevenção e combate a incêndio específicos para sua empresa  e negócio.

Conheça as classes de incêndios

Os incêndios têm níveis de classificação de acordo com o material que está sendo queimado. Então para conhecer as classes de incêndio é importante escolher o extintor adequado para combatê-lo.

Classe A

classe de incêndio: A

Combustível tipo sólidos fibrosos, como madeira e papel, deve-se utilizar extintores de água ou espuma.

Classe B

classe de incêndio: B

Para combater incêndios em materiais líquidos ou sólidos altamente inflamáveis, não se deve usar extintores a base de água.

Classe C

classe de incêndio: C

Equipamentos elétricos energizado tipo motores, TV´s computadores. Dessa forma, deve-se utilizar extintores a base de pó químico ou de gases.

Classe D

classe de incêndio: D

Incêndio originado por metais pirofóricos, como sódio, magnésio, bário, cálcio potássio, alumínio, zinco, titânio e zircônio. O extintor carrega com pó químico.

Classe K

classe de incêndio: K

Chamas originadas de óleos e gorduras vegetais inflamáveis. Portanto, esse extintor é utilizado em cozinhas industriais e restaurantes. Composto por acetato de potássio.

Para mais conteúdos sobre incêndios, confira nossa categoria específica sobre o assunto.

Albenei Silva

Técnico de Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor responsável pelos treinamentos de APH e combate à incêndio da Ranger.

Deixe um comentário