É muito comum durante as inspeções de linhas de vida e pontos de ancoragem encontrar o parafuso olhal ou porca olhal DIN sendo utilizado como um dispositivo de ancoragem.
Pensando nisso reunimos algumas informações disponíveis pelos respectivos fabricantes e normas que abordam as limitações técnicas deste elementos.
O que é um Parafuso Olhal ou Porca Olhal DIN?
Estes dispositivos são elementos desenvolvidos para atividades de elevação, movimentação ou sustentação de carga e equipamentos como painéis, máquinas, motores, etc.
Os olhais de suspensão mais comuns são forjados em aço carbono e possuem acabamento galvanizado. Porém, também é possível encontrá-los nas versões de aço inox e em outras ligas metálicas.
Norma DIN (Deutsches Institut für Normung)
O DIN, Instituto Alemão para Normatização, tem sua origem na Alemanha, no ano de 1918. Podemos dizer que a norma DIN equivale às normas brasileiras da ABNT.
É óbvio entender que a capacidade do parafuso olhal ou porca olhal DIN está relacionada com o Ø da rosca. Mas existe um outro fator muito importante que é a direção ao qual esta força é aplicada em relação ao olhal.
As fichas técnicas dos fabricantes de parafuso olhal ou porca olhal DIN proíbem, ou restringem, o levantamento de cargas em um ângulo de 90° ou perpendicular ao eixo do parafuso.
Para mais facilitar o entendimento, observe as ilustrações abaixo.
> Quer se tornar um especialista linha de vida e ancoragem? Confira o nosso curso de especialização ministrado pelo Engº Irivan Burda, da Bonier Equipamentos.
Quais são os tipos de Parafuso Olhal DIN?
Os fabricantes de parafuso olhal evoluíram bastante ofertando modelos com as mais diversas características e capacidade. Mas nesta abordagem estamos nos concentrando no mais comum, disponível para venda nas casas de parafusos e ferragens.
Existem diferentes configurações do parafuso olhal, com base nas aplicações. Aqui estão os termos com os quais você deve se familiarizar para entender os diferentes tipos e design de olhais de içamento:
- Olho – laço formado na parte superior que pode ser dobrado, soldado ou forjado
- Ombro – “saia” onde o olho e a perna se unem projetado para resistir à flexão
- Haste – eixo rosqueado que se prende ao olho
O parafuso olhal DIN sem ombro, saia, ressalto só pode ser usado para levantamento verdadeiramente vertical ou em linha. Ou seja, O parafuso olhal DIN sem ressalto não é projetado para ser usado em carregamento lateral ou carregamento angular.
O parafuso olhal DIN com ombro, saia ou ressalto é projetado com um ressalto no ponto em que o olho e a haste se unem. Este projeto de ressalto reduz as tensões de flexão na haste e permite que o olhal seja usado para levantamento angular se o ressalto estiver devidamente assentado na carga.
Quando usado para carregamento lateral ou carregamento angular, você deve garantir que o ressalto esteja completamente nivelado para funcionar corretamente. Siga sempre as especificações do fabricante e a redução de capacidade em função dos diferentes ângulos de carregamento.
> Encontre tudo o que você precisa para executar seu projeto de ancoragem.
Qual é a carga máxima suportada pelo Parafuso Olhal ou Porca Olhal DIN?
Os fabricantes e as normas de parafuso olhal e porca olhal estudaram e desenvolveram parâmetros para serem aplicados na finalidade de levantamento de carga. Se estes elementos forem aplicados para outra finalidade, não especificada nas fichas técnicas e normas de referencia, o engenheiro deverá tomar as precauções necessárias para determinar e estabelecer a compatibilidade da sua aplicação.
Confira a seguir a Tabela com as cargas máximas para cada tipo material.
Porca Olhal pode ser utilizada como Ponto de Ancoragem para Trabalho em Altura?
Atualmente a porca olhal ou parafuso olhal se tornou um improviso ou gambiarra no ambiente do trabalho em alturaou na construção civil. Já temos no mercado elementos fabricados para a finalidade especifica do trabalho em altura, seguindo padrões normativos como a NR 18, NR 35 e NBR 16.325. Para o trabalho em altura, estes elementos são definidos como dispositivos de ancoragem.
A concepção do carregamento e esforços gerados na movimentação de carga é estático com poucas oscilações. Já a concepção de uma carga de impacto causado por uma queda de um corpo de 100 kg, pode atingir cargas altíssima como por exemplo 3.500 kgf em uma linha de vida.
Além de não atenderem as normas vigentes e atuais, a porca olhal ou parafuso olhal possuem muitas limitações técnicas, admitindo baixíssimas cargas para os diâmetros de 12 e 16 mm que são as mais comuns.
Sempre que nos deparamos com estes improvisos, rapidamente identificamos uma séries de riscos envolvidos – como é possível observar nas fotos a seguir.
Queremos saber a sua opinião! Aproveite e deixe as suas considerações ou dúvidas nos comentários ao final do texto.
Por fim, não deixe de conferir um material sobre o tema sobre teste de arranque, que é fundamental para quem procurar ser um especialista nesse tema de ponto de ancoragem.
Vale lembrar que além da questão do sentido de aplicação das cargas estes olhais não possuem as gravações, nem a rastreabilidade exigidas na NR18 e NR35. Sendo assim não atendem a norma técnica dos dispositivos de ancoragem (NBR 16325), nem as normas regulamentadoras, e nunca devem ser utilizados para este fim. Suportar máquinas e vidas são atividades extremamente diferentes e a Análise de Risco que corrobora a seleção do tipo de dispositivo de ancoragem deve sempre levar isso em consideração.
Excelente conteúdo!!!
Parabéns pelo conteúdo Eng. Felipe, desta forma elevando o nível técnico teremos profissionais com mais proficiência, trazendo como ganho para todos principalmente quem está diretamente na operação das atividades.
Material muito bom, informações super importantes para quem trabalha com altura.
Parabéns Felipe.
Informação é tudo! Trabalho em altura protege a vida de pessoas e a especificidade é o mínimo para isto. Proteger pessoas com algo genérico (que não tenha esta finalidade) é um fator crítico que irá se somar a outros como o ótimo texto da Ranger SMS bem destaca.
Uma pergunta – a Ranger SMS comercializa equipamentos e sistemas de ancoragem próprios para a proteção de vida de pessoas?
A Ranger SMS comercializa e aluga produtos especializados para a atividade em altura, espaços confinados e resgate. Confira na aba equipamentos.
Ótimo material. Achei um artigo bem completo e abrangente obrigada por toda esta informação. Os usuários deste tipo de sistema precisa saber adequadamente a capacidade e utilização dos sistemas e este artigo é bem esclarecedor.
Obrigado Carolina Solano, fico feliz por ter atingido as suas expectativas.
Procurei abordar de forma básica e objetiva, proporcionando uma reflexão sobre o tema.
É muito comum encontrar a Porca Olhal DIN ou Parafuso Olhal DIN como dispositivo de ancoragem sem levar em consideração as respectivas limitações dos elementos.
Realmente a falta de conhecimento técnico e as gambiarras contribuem para vários acidentes inclusive os fatais. E outro motivo e´a dificuldade para encontrar os materiais adequados para ancoragem de acordo com a NR 18 e NR 35, por isso o aumento espantoso das gambiarras e improvisos. Por exemplo, procurei este ponto de ancoramento em minha região em Guarulhos/SP e não encontrei, faltam mais lojas especializ/93adas neste assunto. Mais uma observação tem que se observar também que há alguns pontos de ancoramento no mercado sem gravame nenhum e muito menos especificação da nr35, para estes estou fora., pois a vida é uma só!
Obrigado Mario pela seu comentário. Ficamos grato por atingir a sua expectativa ao tomar conhecimento dos nossos conteúdos. Estamos sempre a disposição para atender em todo o Brasil, vendendo material especializado e realizando instalações, assim como desenvolvendo projetos de linha de vida.