O levantamento dos perigos e riscos para sua empresa é de total relevância para aqueles empregadores e empresários que visam o bem-estar dos seus colaboradores e claro à produtividade e o lucro.
Um programa de gestão de riscos e um programa de segurança comportamental diagnosticado com avaliações das atividades, dá ao empregador firmeza na elaboração de um plano de ações a fim evitar/minimizar os índices de acidentes do trabalho, afastamentos, processos trabalhistas e desenvolvimentos de doenças ocupacionais.
Ainda na área da engenharia de segurança do trabalho, projetos de sistemas de combate e proteção a incêndios e pânico são obrigatórios para manter seu empreendimento de portas abertas de forma segura e legal.
Atestado de regularidade
É um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros do Estado que certifica, durante a vistoria do órgão, que a edificação cumpriu todas as condições de segurança contra incêndio. Ou seja, um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um excelente nível de proteção. Essas medidas asseguram que todos os projetos elaborados e executados estão de acordo com normas previstas pela legislação.
Um projetos de combate à incêndio deve ser bem elaborados por profissionais experientes e habilitados. Além disso, bem executados e vistoriados com frequência periódica estabelecida em seu plano de gestão interna, feita pelo SEESMT, afasta a empresa de um sinistro havendo perdas materiais e humanas!
Conheça nossos Cursos: Agenda de cursos »
O projeto de combate à incêndio deve abordar:
Primeiramente deve estar de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a NSCI (Normas de Segurança contra Incêndio) com a localização dos componentes de segurança, as características técnicas dos equipamentos, a demanda de água e as indicações referentes à execução das instalações, assim como também:
- Extintores e Hidráulico;
- Instalações de gás combustível;
- Saídas e iluminação de emergência;
- Proteção contra descargas atmosféricas;
- Sistema de alarme e detecção de incêndio;
- Sinalização de abandono de local;
- Escada pressurizada;
- Splinker.
A aprovação do projeto de combate à incêndio caberá à avaliação realizada pelo Corpo de Bombeiros através do AVCB (Acesso a Vistoria de Regularização do Corpo de Bombeiros). Só execute o seu projeto após esta avaliação, para evitar prejuízos com retrabalho.
Por onde começar?
O primeiro passo de um projeto de combate à incêndio é a escolher consultoria experiente e comprometida com o assunto. Indicamos a LA Consultoria para auxiliar a sua empresa. Eles cuidam de todo o processo, assessorando da elaboração de projetos (incêndio, arquitetônico e SPDA) a entrega do seu Alvará!
Contatos:
?laconsultoriasms@gmail.com
? 81- 9 9917-1702