Você está visualizando atualmente Saiba como vai funcionar o Mapa de Riscos na NR-5 em 2022
Como vai funcionar o Mapa de Riscos na NR-5 em 2022?

Saiba como vai funcionar o Mapa de Riscos na NR-5 em 2022

O novo texto da NR 1 que trouxe à tona o gerenciamento de riscos ocupacionais, juntamente com o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), é sem dúvida, um dos assuntos mais comentados do ano desde que entrou em vigor dia 03 de janeiro de 2022. Desse modo, nesse post vamos ajudar você a tirar as dúvidas sobre como vai funcionar o mapa de Riscos na NR-5 em 2022.

O que é o Mapa de Risco?

Como vai funcionar o mapa de Riscos na NR-5 em 2022?

O Mapa de Riscos é uma representação gráfica dos riscos encontrados no ambiente de trabalho, onde são indicados os tipos de risco:

  • físico
  • químico
  • biológico
  • ergonômico, e
  • acidente

Por sua vez, estes riscos são classificados de acordo com o seu grau: Grande, médio e pequeno. E definidos pelo diâmetro do círculo, e tudo isso tem como base uma planta baixa da empresa.

O que mudou na NR-5?

A mudança não causou somente um impacto na NR1, mas em outras normas também. Com o fim do PPRA e a ascensão do PGR, as demais normas regulamentadoras, como no caso da NR 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), precisaram se adequar à nova proposta do Governo Federal para gerenciamento dos riscos dentro do ambiente de trabalho.

Uma das mudanças que ocorreram na NR 5 foi o fato de que a norma desobriga a CIPA de elaborar o Mapa de Riscos.

A mudança mencionada acima se encontra no item 5.3.1 letra B, da NR 5, onde consta as atribuições da CIPA, e diz o seguinte:

“Registrar a percepção dos riscos dos trabalhadores, em conformidade com o subitem 1.5.3.3 da NR-01, por meio do mapa de risco ou outra técnica ou ferramenta apropriada à sua escolha, sem ordem de preferência, com assessoria do Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, onde houver;”

Em outras palavras, a norma sugere que a empresa pode utilizar o Mapa de Risco ou qualquer outro método como forma de conscientizar e alertar os colaboradores sobre os riscos existentes em suas atividades.

Essa novidade causou muitas discussões, pois para alguns profissionais o Mapa de Risco é um recurso muito útil para ilustrar os riscos no ambiente de trabalho. Mas para outros, a mudança é positiva pois abre uma oportunidade de utilizar novos métodos de conscientizar os colaboradores acerca dos riscos existentes na empresa.

> Clique aqui para baixar a Norma regulamentadora 5!

Dicas alternativas para o mapa de Riscos na NR-5 em 2022

  1. Utilize o Inventário de Riscos do PGR – Você pode utilizar a mesma planilha do PGR contendo os riscos encontrados no levantamento de perigos e riscos. Nessa planilha você pode colocar os perigos existentes, a fonte ou circunstância desse perigo e a avaliação baseada na matriz utilizada no PGR. É uma excelente forma de manter o PGR vivo e atuante na empresa, pois todos estarão cientes das informações contidas no programa e poderão contribuir constantemente na busca por um ambiente mais seguro.
  2. Utilize cartazes ilustrativos – Essa também é uma excelente forma de estimular a percepção dos riscos aos trabalhadores. Esse cartaz pode ser feito por setor ou por função, a critério da empresa, mostrando quais são as principais fontes de perigo e riscos de forma didática e divertida.
  3. Utilize também vídeos e mídias sonoras – Vivemos na era tecnológica. Usar os canais de mídia, como vídeos em telões falando acerca da percepção de riscos no ambiente de trabalho, são muito úteis para atrair a atenção dos funcionários.

Espero que essas dicas ajudem a você e sua equipe de segurança na buscar por proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro. Mas você não precisa se limitar a essas dicas, use sua criatividade e busque por métodos que possam funcionar na sua empresa.

 

Jackson Silva

Estudante de Segurança do Trabalho

@jacksonbarros.tst

 

Equipe Ranger SMS

Nosso Negócio é garantir a segurança e saúde do trabalho em atividades de alto risco. Somos um centro de referência em segurança e saúde do trabalhador, fornecendo a melhor equipe e inovando conceitos.

Este post tem 5 comentários

  1. Paulo Ricardo Garcia Seixas

    Parabéns Prezado ótimo material, muito didático mesmo, Atte Prof Paulo Ricardo.

    1. Jackson Barros

      Eu que agradeço!

  2. Susana Lourenço Pereira

    Muito bom obrigada pela dica .

    1. Jackson Barros

      Disponha!

  3. Silvia

    Bom dia!É obrigatório a renovação do mapa de risco (caso a empresa queira manter esse tipo de informação) ANUALMENTE?

Deixe um comentário