VOCÊ SABE ONDE DEVEMOS COLETAR OS DADOS DA LEITURA DE GASES DO MULTIGÁS PARA PÔR NA PET?

Já ouviu falar de tela de Pico?

A medição de gases é uma etapa obrigatória para garantir as atividades em espaços confinados. Durante a emissão da Permissão de entrada e trabalho, realiza-se este procedimento com o supervisor de entrada.

Estes gases possuem pesos diferentes e para garantir uma análise aceitável é necessário deixar a sonda do equipamento em 3 níveis diferentes. A partir disso, é preciso esperar o equipamento realizar a leitura dos gases.

Portanto, o que resta agora é responder uma dúvida:

Após a aferição em todos os níveis, onde eu devo buscar a informação da leitura para por na PET, se após mudar o local da medição durante os 3 níveis a informação do nível anterior sai da tela inicial do equipamento?

O QUE DIZ A NORMA?

Segundo a NBR 16.577 que trata do tema de atividades em espaços confinados encontramos esta informação:

6.2.4 Telas de funcionamento dos detectores

Os detectores dependem de telas de funcionamento onde um sistema indicará os seguintes parâmetros de aferição:

a) permitir a leitura instantânea;

b) indicar o valor de pico/memorização do maior valor de um intervalo de tempo;

NOTA: Os valores de leitura para transcrição na PET devem ser tomadas da tela do valor de pico, logo após as medições. 

Além desta obrigatoriedade normativa esta tela memoriza a maior leitura encontrada por tipo de gás, durante a medição atmosférica, desta forma dando uma precisão melhor para o supervisor de entrada adotar medidas de segurança se necessário, além de memorizar os eventos de leitura.

OUTROS BENEFÍCIOS DA TELA DE PICO:

Garantia de Precisão e Confiabilidade

A tela de pico de um equipamento de medição atmosférica fornece uma leitura instantânea e precisa das condições ambientais no momento da medição. Por isto, evitamos distorções de dados por atrasos ou interferências, coletando essas informações.

A automação da coleta de dados da tela de pico minimiza a interferência humana, reduzindo o risco de erros. Há uma margem para erros de transcrição ou interpretação ao registrar os dados manualmente.

CONCLUSÃO

A coleta de informações da medição atmosférica na tela de pico do equipamento é uma prática indispensável para assegurar a precisão, confiabilidade e integridade dos dados. Deste modo, nossos equipamentos de detecção de gases possuem um fácil acesso as informações de tela de pico.

 Carlos Carvalho Diretor Ranger LCCM Consultor de Espaços Confinados

 

 

Carlos LCCM
Diretor Ranger LCCM
Consultor de Espaços Confinados

Deixe um comentário