Você está visualizando atualmente Qual o perfil necessário para ser um brigadista?

Qual o perfil necessário para ser um brigadista?

Enfrentar as atividades diárias em seu posto de trabalho e ainda ser responsável pelas ações de atendimento a emergências requer de uma pessoa/profissional, que almeja se aproximar do perfil de um brigadista, ser humano com vocação e comprometimento.

Conforme descrito na ABNT NBR 14276:2020, o profissional de brigada de emergência têm as seguintes atribuições específicas durante as atuações de emergência:

a) proteção, promovendo a remoção de pessoas, o isolamento de áreas e os bloqueios de energias, se necessário;

b) controle direto no local da emergência por meio do uso de técnicas e equipamentos necessários para o atendimento, conforme procedimentos estabelecidos no plano de emergências da planta e/ou no treinamento específico recebido.

Diante das atribuições e responsabilidades requeridas de um brigadista, o seu perfil precisa ser forjado nos aspectos que lhe promovam preparo, compromisso e atitudes.

Quanto ao preparo, o que se espera do perfil de um brigadista?

Recomendamos 03 aspectos a serem trabalhados no perfil de um brigadista, são eles:

  1. Técnicos;
  2. Físicos;
  3. Psicológicos;

No aspecto técnico, o brigadista deve: possuir domínio interpretativo de normas internas e externas e de sua ação durante uma emergência, conforme o plano de atendimento à emergência.

No aspecto físico, o brigadista deve: possuir exames médicos tipo (ASO), indicando apto para realizar as atribuições requeridas de um brigadista e ser realizado exames complementares específicos quando necessário conforme serviço de saúde do estabelecimento do brigadista.

No aspecto psicológico, o brigadista deve: possuir um controle emocional durante as ocorrências e atividades, evitar que fontes externas possam desestabilizar o equilíbrio emocional gerado no atendimento à emergência.

Quanto ao compromisso, o que se espera do perfil de um brigadista?

O maior compromisso que um brigadista deve assumir é com a sua vida, essa vida tem um valor incalculável, que deve ser protegido durante as emergências a todo o custo.

Recomendamos que treinamentos e simulados sejam realizados com frequência, fazendo com que o brigadista esteja sempre preparado.

Um outro compromisso que deve fazer parte do perfil de um brigadista é a condição de se trabalhar em equipe, e que ele sempre possa estar pronto a ajudar.

Quanto às atitudes, o que se espera do perfil de um brigadista?

Recomendamos 05 atitudes a serem trabalhadas no perfil de uma brigadista:

  1. Evitar o pânico: a calma sempre vai fazer com o brigadista possa raciocinar melhor durante uma emergência.
  2. Transmitir segurança: voz ativa e postura firmes garantem um atendimento de emergência com segurança.
  3. Assumir a liderança: sos casos de emergência, lembre-se o brigadista foi treinado e treina com frequência para proteger a vida, patrimônio e o meio ambiente.
  4. Ser criativo: ser capaz de pensar em alternativas rápidas e seguras para evacuação de área, atendimento de primeiros socorros e combate a incêndio durante uma emergência.
  5. Ser perseverante: não desista nunca, sempre seremos alguém querendo ajudar.

Nosso time da RANGER INCÊNDIO tem desenvolvido ações para despertar esse perfil e atribuições aos nossos treinandos.

Podemos te ajudar na gestão e treinamentos especializados para a sua brigada de incêndio e emergência.

Para mais conteúdos sobre incêndios, confira nossa categoria específica sobre o assunto.

Conheça também: Bootcamp Combate a Incêndios em Equipamentos e veículos Elétricos

Albenei Silva

Técnico de Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor responsável pelos treinamentos de APH e combate à incêndio da Ranger.

Deixe um comentário